8.7.12

O Capital


Karl Heinrich Marx nasceu em Tréveris a 5 de Maio de 1818 e morre em Londres a 14 de março de 1883, sendo o segundo filho de nove irmãos de uma familia judaica da classe média. Em 1835 ingressa na Universidade de Bonn para estudar Direito, mas no ano seguinte transfere-se para a Universidade de Berlim para estudar Filosofia. Em 1841, obteve o título de doutor em Filosofia com uma tese sobre as "Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro". Impedido de seguir uma carreira acadêmica tornou-se, em 1842, redactor-chefe da “Gazeta Renana” (Rheinische Zeitung) e conhece Friedrich Engels com quem haverá de manter uma forte amizade ao longo da vida. Em 1843, a “Gazeta Renana” é encerrada após a publicação de uma série de ataques ao governo prussiano que o haverá de perseguir a vida inteira. Tendo perdido o emprego de redactor-chefe, Marx muda-se para Paris onde é apresentado a diversas sociedades secretas de socialistas e onde conhece Proudhon, Bakunin e os socialistas utópicos franceses. Antes ainda da sua mudança para Paris, Marx casa-se no dia 19 de junho de 1843, com Jenny von Westphalen, filha de um barão da Prússia com a qual mantinha noivado desde o início dos seus estudos universitários. Do casamento de Marx com Jenny von Westphalen, nasceram cinco filhos e da amizade com Friedrich Engels uma porrada de livros, o folheto O Manifesto Comunista e é co-fundador em 1864 da Associação Internacional dos Operários, depois chamada I Internacional ... wikipédia

Value, Price and Profit
Das Kapital - Kritik der Politischen konomie

À medida que o cenário internacional se agrava, mais a leitura de "O Capital" se torna indispensável, obra de inegável significado histórico e marco do pensamento socialista marxista.
Karl Marx procura desenvolver uma teoria onde explica conceitos econômicos complexos, como mais valia, capital constante e capital variável, uma análise sobre o salário, a acumulação primitiva, e todos os aspectos sobre o modo de produção capitalista e todo o seu funcionamento, tomando como "célula" a mercadoria. "O Capital" um dos livros mais importantes da história da humanidade, têm sido alvo ao longo dos anos de veementes críticas e violentos ataques [sobretudo por quem não o leu e só ouviu falar]. Esta edição traduzida no Brazil para português está dividida em dois volumes.



Fica ainda uma recente edição brazileira de uma selecção das partes fundamentais da edição integral da monumental obra posteriormente organizada por Paul Lafargue, genro de Karl Marx.

Sem comentários:

Enviar um comentário