8.8.11

A última película Kodachrome…

kodachrome.jpg
The Last Roll of Kodachrome—Frame By Frame! | Culture | Vanity Fair
kodachrome_cab.jpgkodachrome3.jpg
Em junho de 2009 a Kodak decidiu parar de fabricar a pelicula de fotografia a cores Kodachrome.
É de tal maneira lendária, que muitos a vêem como algo inseparável da fotografia química a cores, como se diz no referido artigo, "A Kodachrome está para a fotografia a cores como o saxofone para o jazz ...."
kodachromepolaroid.jpg
Elogiado pelos fotografos profissionais como uma pelicula que conseguia cores especialmente saturadas (principalmente a vermelha), a Kodachrome foi o sustentáculo de muitas histórias contadas nos últimos 75 anos. Foi o filme sempre usado por Steve McCurry, um dos mais famosos fotógrafos da National Geographic e autor de uma das fotos a cores mais populares da história, o retrato da rapariga afegã de olhos incríveis que a Nacional Geographic colocou na capa da edição de junho 1985:
kodachrome2.jpg
Bem... Steve McCurry foi o previligiado para fotografar o último rolo "histórico e final" da pelicula Kodachrome e a Vanity Fair publicou-as: são 32 fotografias, de Robert De Niro em Nova York, até Istambul, passando pela Índia e terminando em Parsons (Kansas), lugar onde existia o último laboratório capaz de revelar o rolo.
Este é para muitos, um rolo histórico, última testemunha do belo fim de uma era e a transição final para a fotografia digital.
last-kodachrome-ss01.jpglast-kodachrome-ss05.jpglast-kodachrome-ss07.jpglast-kodachrome-ss13.jpglast-kodachrome-ss30.jpglast-kodachrome-ss26.jpg
“Dizem que a qualidade de um fotógrafo não se mede tanto pelas suas boas fotografias como pela frequência que é capaz de as conseguir. Steve McCurry com apenas um rolo de 36 exposições fala por si só...”


Sem comentários:

Enviar um comentário