2.2.11

Apple Logo

É muito interessante observar como o logo da Apple evoluiu ao longo destes anos até chegar ao actual (que eu considero um dos logos mais bonitos e bem conseguidos — é muito á frente...)

Em 1976 Steve Wozniak e Steve Jobs criam o seu primeiro computador, o Apple I, cujo projecto apresentam à HP, onde Wozniak trabalhava na época. Mas a HP rejeita a proposta manifestando completo desinteresse. Criam o Apple II e tentam vender o projeto à Commodore que tampouco se interessa. A história que se conta é que sem investidores mas profundamente crentes na revolução que têm em mãos resolvem produzir e vender eles mesmos as suas máquinas, para conseguirem dinheiro para fazer os primeiros protótipos, Wozniak vende o objecto que mais gostava (uma calculadora HP programável) e Jobs vê-se forçado a vender a velha e querida VW Kombi, e nasce a Apple.

A primeira logo/marca foi desenhada pelo então sócio, Ronald Wayne e continha uma imagem de Isaac Newton sentado debaixo de uma macieira (“apple tree”) e com a inscrição "Newton … Uma Mente Viajando Sempre Através dos Estranhos Mares do Pensamento... Sozinho.”

Vale a pena mencionar que Wayne, que tinha 10% do negócio, permaneceu como sócio da Apple apenas duas semanas e optou por vender a sua parte do negócio por $ 800 (oitocentos dólares) por achar que era um empreendimento demasiado arriscado. Anos mais tarde acaba por manifestar um profundo arrependimento, a empresa valia milhões e ele já tinha gasto os $800.

Steve Jobs sempre foi um alucinado por design e achava que essa primeira logo/marca atrapalhava as vendas, com a saída de Wayne, sente-se livre para contratar a Regis McKenna Agency para criar um logo novo, a maçã com listas coloridas, logo que foi usado desde 1976 até 1999. A mordida na maçã é uma brincadeira com as palavras “bite” (morder) e “byte”. Aliás, o slogan da empresa na altura era “Byte into an Apple”, porquê?... a origem dizem, reside na vida de Alain Turing, o pai do computador moderno

Em 1998 com o retorno de Steve Jobs ao comando da Apple (é preciso lembrar que ele tinha sido afastado da própria empresa pelo Conselho de Administração 10 anos antes), a maçã com listas é substituída pela maçã monocromática.

Apple history
DigiBarn Computer Museum

Sem comentários:

Enviar um comentário

Follow by email