:: Araçá Azul ::
31.12.09
26.12.09
Anseios intimos
Innermost Yearnings
"Among the many forms in which the human spirit has tried to express its innermost yearnings and perceptions, music is perhaps the most universal. It symbolizes the yearnings for harmony, with oneself and with others, with nature and with the spiritual and sacred within us and around us. There is something in music that transcends and unites. This is evident in the sacred music of every community - music that expresses the universal yearning that is shared by people all over the globe."
Dalai Lama
23.12.09
Mbuti Pygmies
Kuma
A palavra, Kuma, é divinamente exacta,
deve-se ser exacto com ela.
A lingua que falseia a palavra
vicia o sangue daquele que mente.
Cantor de Komo Dibi,
Escola de iniciação dos Mandé,
Kuliboro, Mali.
deve-se ser exacto com ela.
A lingua que falseia a palavra
vicia o sangue daquele que mente.
Cantor de Komo Dibi,
Escola de iniciação dos Mandé,
Kuliboro, Mali.
21.12.09
18.12.09
Nicaragua: No Pasaran
1. F = Seite 1 21.05
2. S = Seite 2 21.50
3. L = Seite 3 22.20
4. N = Seite 4 13.00
Live In Willisau, August 27, 1983
:: Nicaragua: No Pasaran ::
14.12.09
13.12.09
12.12.09
do céu
«Escolho os meus amigos não pela pele ou por outro arquétipo qualquer,
mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não me interessam os bons de espírito, nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero o meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e aguentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero-os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão
pelas injustiças.
Escolho os meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta.
Não quero só o ombro ou o colo, quero também a sua maior alegria.
Amigo que não ri connosco não sabe sofrer connosco.
Os meus amigos são todos assim: metade disparate, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade a sua fonte de
aprendizagem, mas que lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos, nem chatos.
Quero-os metade de infância e outra metade de velhice.
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos,
para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois vendo-os loucos e santos, tolos e sérios, crianças e velhos,
nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e
estéril.»
Oscar Wilde
11.12.09
Dom Um Romao
1. Shake (Ginga Gingou) (Romao) - 3:01
2. Wait on the Corner (Salvador) - 6:18
3. Lamento Negro (Porto/Secundino) - 4:002. Wait on the Corner (Salvador) - 6:18
4. Highway (Tristao) - 4:27
5. The Angels (Salvador) - 4:03
6. The Salvation Army (Salvador) - 4:06
7. Kitchen (Cosinha) (Romao) - 2:47.
Joe Beck - Guitar, Guitar (Electric)
Sivuca - Organ, Guitar, Piano, Choir, Chorus
Jerry Dodgion - Flute, Sax (Alto), Woodwind
Lloyd McNeill - Flute
Portinho - Percussion, Choir, Chorus
Dom Um Romao - Percussion, Drums, Choir, Chorus, Producer
Dom Salvador - Piano, Keyboards, Piano (Electric)
Mauricio Smith - Flute, Sax (Soprano), Sax (Tenor)
Amauri Tristao - Guitar (Acoustic), Guitar, Choir, Chorus
Frank Tusa - Bass, Guitar (Bass)
:: Dom Um Romao - Spirit Of The Times ::
10.12.09
9.12.09
Milton ao Vivo
8.12.09
Movimento Perpétuo
Reparem na fotografia de Augusto Cabrita. À esquerda Fernando Alvim espera o ajuste do microfone de Carlos Paredes.
Não existe mais nenhuma capa na história da musica portuguesa que documente com visão e simplicidade a intensidade de uma tão notável gravação.
Não existe mais nenhuma capa na história da musica portuguesa que documente com visão e simplicidade a intensidade de uma tão notável gravação.
Carlos Paredes: Portuguese guitar
Fernando Alvim: classical guitar
Tiago Velez: flute ("Mudar de vida")
Fernando Alvim: classical guitar
Tiago Velez: flute ("Mudar de vida")
:: Movimento Perpétuo ::
7.12.09
Woody Guthrie
Angelus Novus
Se pudesse, retrocederia
Mas ainda que permanecesse tempo vivo
pouca sorte teria.
(Gruss vom Angelus - Saudação do anjo,
Gerhard Scholem)
Há um quadro de Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que contempla fixamente. Os olhos estão arregalados, a boca aberta e as asas estendidas. O anjo da história deve ter este aspecto. Tem a face voltada para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, vê ele uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a seus pés. Ele bem gostaria de ficar, de acordar os mortos e de voltar a unir o que foi destroçado. Mas do paraíso sopra uma tempestade que se enrodilha nas asas e é tão forte que o anjo já não é capaz de as fechar. Esta tempestade arrasta-o irresistivelmente para o futuro, para o qual tem as costas voltadas, enquanto à sua frente o monte de ruínas cresce até ao céu. Essa tempestade é aquilo a que chamamos progresso.
Sobre o Conceito da História
por Walter Benjamin
A Klee painting named ‘Angelus Novus’ shows an angel looking as though he is about to move away from something he is fixedly contemplating. His eyes are staring, his mouth is open, his wings are spread. This is how one pictures the angel of history. His face is turned toward the past. Where we perceive a chain of events, he sees one single catastrophe which keeps piling wreckage and hurls it in front of his feet. The angel would like to stay, awaken the dead, and make whole what has been smashed. But a storm is blowing in from Paradise; it has got caught in his wings with such a violence that the angel can no longer close them. The storm irresistibly propels him into the future to which his back is turned, while the pile of debris before him grows skyward. This storm is what we call progress.
The following is Benjamin's ninth thesis from the essay
"Theses on the Philosophy of History"